• Bom dia Pedro, tudo bem? Com certeza você está muito preparado para realizar o exame de certificação e o simulado é de grande ajuda. Pode ficar tranquilo que 100% dos profissionais que realizaram o curso e exame passaram.
    Também estou ansioso para saber o percentual de sua aprovação.
    Um grande abraço e ótimo exame!
    Sergio

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    Acredito que a alternativa A também traria um resultado muito parecido. A diferença é que um filtra apenas as informações pertinentes e o outro agrupa as informações, podendo trazer dados não importantes para determinadas buscas.
    Para visualizar apenas as informações exigidas na questão, o filtro é a melhor opção.
    Eu t…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    No vídeo, eu mostro que existe o “Relatório de Disponibilidade do Recurso” e você precisa gerar este relatório em cada cronograma para poder ajustar manualmente a carga de trabalho dos recursos. Os ajustes podem ser realizados de diversas formas conforme as aulas de nivelamento de recursos.
    Sobre o item comentado “US…[Leia mais]

  • Olá Pedro, tudo bem?
    .
    O MS Project trabalha na parte de controle de várias formas, mas para o controle de horas da forma que mencionou, eu te aconselho a utilizar apenas a exibição “Uso da tarefa”.
    .
    Segue o passo a passo para este controle:
    .
    Ingresse na exibição “Uso da tarefa” e adicione a célula “trabalho real” (clique com o botão direito em…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    Perfeito! Exatamente como você mencionou… Dessa forma, o MS Project calcula ambos os valores.
    .
    Qualquer dúvida, não hesite em questionar.
    .
    Sergio

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    Essa tabela tem como objetivo ajustar os valores dos recursos em datas estabelecidas, sendo sempre incluídas manualmente. Em “Informações do Recurso“, na aba “Custos“, você verá que o MS Project também chama esta área de tabela.
    .
    Como se executa isso de forma automática por meio de tabelas?
    Não sei se entendi a pergunta…[Leia mais]

  • Boa tarde Pedro, tudo bem?
    .
    Eu utilizo o planejador de equipe para verificar de forma gráfica a carga de trabalho dos recursos para assim, ajustar, adicionar ou remover recursos dentro das tarefas, mas dependendo das mudanças, com certeza o planejador de equipe não será a melhor opção.
    Existem diversas formas de fazer o nivelamento. Neste caso,…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    Infelizmente desconheço como visualizar as tarefas críticas no planejador de equipe. Acredito que não exista essa possibilidade porque o objetivo principal do planejador seria apenas visualizar/ajustar os recursos atribuídos nas tarefas.
    .
    Espero ter ajudado,
    .
    Sergio

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    Sua interpretação está correta.
    .
    Qualquer dúvida, estou à disposição.
    .
    Ótimos estudos,
    .
    Sergio

  • Olá Pedro, tudo bem?
    .
    Perfeito! Está correto! Usando um exemplo de 16 horas distribuídas em 8 dias, você precisaria utilizar a exibição “Uso da tarefa” para informar manualmente a disponibilidade do recurso na tarefa. Essa inserção seria tanto em planejamento quanto em execução (trabalho real).
    Para visualizar a célula “trabalho real” na exibiçã…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    Neste caso, uma sugestão seria utilizar a exibição “Uso da Tarefa” para controlar trabalhos/horas específicas como esta.
    Dentro desta exibição, você vai perceber que tanto os dias quanto as horas são mostradas ao lado direito. Você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer dessas células e habilitar a opção “T…[Leia mais]

  • Olá Pedro, tudo bem?
    .
    Pode ficar tranquilo que as funcionalidades do Sharepoint não são exigidas no exame. O que precisa levar em consideração é saber sobre as integrações do MS Project com o mesmo, o qual você encontrará nos simulados.
    .
    O SharePoint é uma plataforma robusta para aplicações Web que possibilita também a criação de portais e intra…[Leia mais]

  • Olá Pedro, tudo bem?
    .
    No caso de projeto cancelado, o ideal seria realmente quebrar o vínculo para que os recursos sejam liberados para novos projetos/tarefas.
    No caso de projeto concluído, entendo que suas tarefas já tenham sido finalizadas e restariam apenas os históricos de trabalho dos recursos, ou seja, não impactariam em novas aloca…[Leia mais]

  • Olá Pedro, tudo bem?
    .
    Realmente ao fazer o nivelamento dos recursos, a folga livre e folga total acabam sendo alteradas pelo aumento/diminuição das durações/trabalhos. Acredito que me confundi com a latência das tarefas (vínculos que permitem folga ou antecipação) e somente alterando os recursos nas atividades, mas mesmo assim, a sua observaç…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    A forma mais eficiente para fazer o nivelamento de recursos realmente é pelo Planejador de Equipe. Quando você ajusta os recursos nas tarefas, os vínculos (folgas livres e totais de cada tarefa) não são alteradas. O que pode acontecer seria tarefas aumentarem/diminuírem suas durações/trabalhos. Pela minha experiê…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    Respondendo as suas perguntas:
    1ª) A quebra de vínculo seria da mesma forma, caso fosse remover projetos concluídos. Eu particularmente não vejo muita necessidade excluí-los, já que teoricamente eu conseguiria ver as atividades passadas dos recursos do projeto, e elas não impactariam nas atividades atuais.
    .
    2ª) Perfeit…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    .
    Realmente ambos são inseridos da mesma forma, por isso, Sub-projetos e Múltiplos projetos acabam sendo apenas conceitos de gestão de projetos que podem ser aplicados na ferramenta. Na prática, normalmente o cronograma do sub-projeto é gerenciado por outra pessoa e você simplesmente o acompanha (somente leitura) pelo…[Leia mais]

  • Olá Pedro, tudo bem?
    Não sei se entendi direito a sua pergunta.
    .
    Quando eu colocaria 50% na %concluída e zero na duração restante?
    .
    Se uma tarefa fosse realizada na metade do tempo previsto, a solução acima seria uma forma plausível de controle.
    .
    Agora vamos imaginar uma tarefa de 5 dias de conclusão, e o recurso atribuído a esta tarefa te…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    Esta á a parte que certamente vai te diferenciar de muitos profissionais que ainda não utilizam o controle/execução do projeto corretamente via MS Project. O MS Project entende que a duração da tarefa está relacionada ao percentual concluído, ou seja, você tem uma tarefa de 2 dias e concluiu 50%, a ferramenta entender…[Leia mais]

  • Bom dia Pedro, tudo bem?
    Perfeito! A latência seria uma ótima opção para contornar esta situação. Seguindo este contexto, a latência seria de 1 hora para iniciar a tarefa no próximo dia.
    Espero ter ajudado e qualquer dúvida, não hesite em perguntar.
    Um grande abraço,
    Sergio

  • Carregar mais

Sergio Torres

Sergio Torres

@sergio-torres-2

ativo 1 semana, 6 dias atrás